O debate sobre a formação política do cidadão pela mídia pedagógica telejornalística democrática
Resumo
Resumo: A presente pesquisa bibliográfica teve como objetivo analisar as relações existentes entre a formação política e participativa do indivíduo e a mídia pedagógica telejornalística. Aristóteles discute a política, a justiça e como ambas podem interferir na sociedade. Platão foca, no aspecto educativo, a importância da orientação. Rousseau e Mill valorizam o participar participando, o que encontra ressonância na forma de comunicação dialógica de Habermas. No centro de suas análises e nas de outros autores, no contexto educacional, salienta-se a educação institucional como oportunidade especial de se educar e a formação para a vida, na qual se torna importante ter uma visão crítica, informada e questionadora. No contexto da mídia pedagógica, especialmente o telejornalismo democrático, que é o foco deste trabalho, o telespectador tem um papel importante a desempenhar: agir. Concluiu-se que existem profundas relações entre a formação política e participativa de um indivíduo com a mídia pedagógica telejornalística. O telejornalismo aparece como possibilidade democrática se incluir reflexões sobre as causas e consequências dos grandes problemas da humanidade