A construção do "Manual do professor : ensinando e aprendendo arte com o lixo que não é lixo"
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do "Manual do Professor: Ensinando e Aprendendo Arte com o Lixo que não é Lixo" e apontar para a relação da construção do referido manual com práticas artísticas vivenciadas na Educação Infantil e com questões sociais observadas durante as visitas feitas á Casa de Recuperação Copiosa Redenção no município de Matinhos, Paraná. A elaboração do manual foi parte dos requisitos para conclusão do Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da UFPR/SetorLitoral e sintetiza as práticas artísticas que propus no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela Cintilante em Matinhos que resultam de experiências adquiridas e também construídas durante a minha atuação como professora da Educação Infantil. As práticas propostas são voltadas à construção de recursos pedagógicos com o reaproveitamento de materiais reutilizáveis e a construção de uma horta com as crianças, com o objetivo de trabalhar a consciência ambiental e de possibilitar uma nova forma de ensinar e sentir arte. A construção do manual do professor foi um meio que encontramos de dividir com colegas professores uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo a arte e a educação ambiental na Educação Infantil. A construção do manual do Professor que aqui relato e apresento para conclusão de curso é um resgate de experiências praticadas e bem sucedidas no CMEI e que por isso motivam que sejam compartilhadas e reproduzidas em outros contextos.