Marketing e responsabilidade social : um binômio significativo e necessário no mundo dos negócios
Abstract
Resumo: O presente artigo discorre sobre a questão da necessidade de as empresas estarem preparadas para atuar dentro de novas posturas com foco em marketing e responsabilidade social, processos que, de certa forma, se complementam e são cada vez mais exigidos num mundo de rápidas mudanças. Estas são provocadas, principalmente, pelo avanço das tecnologias e pela velocidade das informações que causam a interferência de inúmeras variáveis, e que começam vir à tona já há algumas décadas, principalmente num mundo em que o rompimento da camada social gera violências, miserabilidade e comprometimento dos recursos sustentáveis. Portanto, o objetivo primordial do presente artigo é traçar uma interface entre a necessidade de se pensar num caminho harmonioso com o atual cenário social e o papel que o marketing pode desempenhar para encontrar tal caminho. A metodologia utilizada é a da revisão de literatura, cuja leitura, análise e reflexão permitem a conclusão de que, ao utilizar tais interfaces, as empresas estão também somando esforços para o alcance de um necessário equilíbrio entre a oferta de bens e serviços e seu engajamento na melhoria da sociedade.