dc.description.abstract | Resumo: Este artigo preocupa-se com uma faceta particular em apresentar a teoria da educação e as suas vertentes: capital social e humano, ou seja, as duas linhas de pesquisa em economia da educação. Apresentam-se os comentários de diversos teóricos econômicos sobre as suas expectativas e conclusões sobre a economia da educação. Argumenta-se também, com considerações apreciativas, como a educação é de fundamental importância para que ocorra uma transformação social, ou seja, igualdade entre os indivíduos e, como consequência, a própria possibilidade de crescimento econômico da nação. Outra questão comentada no artigo refere-se à dependência das instituições sobre o capital humano, ou seja, percebe-se que há necessidade deste capital para que as empresas possam concorrer no mercado inovador e altamente persuasivo em âmbito internacional. O capital humano determina desenvolvimento pessoal em longo prazo, mas em um
futuro próximo, a contrapartida retorna para o investidor em formato de melhores salários, qualidade de vida e perspectivas visionárias. Com o resultado do IDEB, pode-se questionar como anda a educação básica no Brasil? Neste artigo, com foco principalmente no Estado do Paraná é demonstrada a classificação do Estado no IDEB realizado em 2011, e percebe-se uma queda no rendimento das instituições de ensino, principalmente em âmbito publico. A falta de investimento na infraestrutura e principalmente a rotatividade dos docentes perturbam a melhoria do desempenho das escolas do Estado. As políticas educacionais do Paraná devem ser revistas. Este artigo possui uma análise feita através dos índices apresentados do ensino básico – médio, pois ele é o fundamentador para as escolhas profissionais dos indivíduos e também na sequencia do artigo é apresentado o colégio SESI Paraná que há 07 anos desenvolve melhorias para o ensino médio, propondo metodologia diferenciada, inovadora e profissionalizante, focando nos futuros profissionais industriários. E para finalizar, conclui-se energicamente que haja uma política com efeitos positivos e duradouros sobre educação para daí sim poder garantir uma transformação social no Estado do Paraná, através da educação. | pt_BR |