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dc.contributor.advisorLiblik, Ana Maria Petraitispt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Meiry Ellen Gonzales dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-17T12:52:12Z
dc.date.available2021-11-17T12:52:12Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48782
dc.descriptionOrientador : Prof. Dra. Ana Maria Petraitis Liblikpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Especialização em Sociologia Políticapt_BR
dc.descriptionInclui referências: 38-39pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho monográfico tem como objetivo realizar uma discussão baseada na bibliografia existente a respeito da criação de políticas públicas afirmativas pautadas na questão racial. Para tanto, propõe-se uma revisão bibliográfica a respeito da questão racial sob um viés sociológico que identifique as teorias raciais vigentes na sociedade brasileira no final do século XIX e de que maneira estas ideias ditas científicas acabaram por manter a discriminação mesmo após a Abolição. Será apresentada a definição de políticas públicas e ações afirmativas pertinentes para a elaboração deste estudo ao mesmo tempo em que serão analisadas as razões e motivos sociais e políticos que inseriram a questão racial de maneira efetiva ao longo do governo do presidente Lula. Por fim, será realizada uma breve análise da situação atual do sistema educacional brasileiro para verificar o cumprimento de políticas públicas e ações afirmativas dentre elas o sistema de cotas nas universidades e a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro brasileira na educação básica no Brasil. Pretende-se com este estudo verificar a evolução do processo democrático de inclusão deste grupo específico, perceber o comportamento do Estado brasileiro, onde sua ação pode ser percebida através da inclusão do tema da discussão racial na pauta da agenda política e o amadurecimento do Movimento Negro, diluído em diversas instituições de manutenção da cultura e questionamento das demandas conquistadas, ao menos em tese, desde a Abolição da Escravidão no Brasil.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (39 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectProgramas de ação afirmativa na educação - Brasilpt_BR
dc.titleA implantação de políticas de ações afirmativas na educação, durante o governo Lula : uma tentativa de mitigar as desigualdades raciais no Brasilpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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