Controles internos : desafios das organizações para atingir a efetividade do sistema de controle interno através das melhores práticas e em conformidade com as regras de negócio
Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo constituiu em analisar a Área de Controles Internos em uma organização, identificar os métodos e procedimentos atuais, verificar a padronização e abordagens que vem ganhando espaço dentro da estrutura hierárquica das empresas e ao mesmo tempo propiciando maior esclarecimento sobre o tema, rompendo as barreiras de rejeição. Os métodos analisados nesse estudo são baseados na metodologia COSO - (Commitee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) composto por parâmetros que possibilitam identificar os objetivos essenciais do negócio de uma organização, definir o Controle Interno e seus componentes, como também fornecer critérios a partir dos quais os sistemas de controles podem ser avaliados. Embora haja outras estruturas e metodologias de Controle Interno, o Coso tornouse o modelo prevalecente para as empresas de todo o mundo. Dessa forma, o desígnio do presente trabalho é identificar através de análise os principais procedimentos que devem ser implantados na rotina de uma empresa para atingir a efetividade do Sistema de Controle Interno na Área de Vendas subprocesso "Faturamento", e verificar os desafios de implantação para que além de eficazes e eficientes estejam em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista pessoal in loco. Foram realizadas analises e questionamento sobre a execução das atividades diárias da Área de Faturamento, verificação no sistema de armazenamento de dados e com essas informações montou-se um fluxograma do processo e a partir dele definiuse uma matriz de riscos e controles. Por meio dessa metodologia foi possível definir novos pontos de controle para mitigar os riscos do processo. Conclui-se que a aplicabilidade de Controles Internos dentro de uma área da organização pode trazer maior segurança, confiabilidade e fidedignidade dos valores processados dentro do sistema operacional da companhia, evidenciando esses resultados para a organização como um todo.