Os cães ladram, a caravana passa e apenas ao leitor se deve reverência : o pioneirismo regional do ombudsman paraibano entre críticas, estratégias e conflito de Ethos
Resumo
Resumo: Esta pesquisa apresenta a trajetória dos três ombudsnatos do jornal Correio da Paraíba. O ombudsman paraibano foi o segundo a surgir no Brasil, dois anos após a Folha de S. Paulo e foi o pioneiro nas regiões Norte/Nordeste, dois anos antes do cearense O povo - estes, os únicos impressos do país a possuir o representante do leitor atualmente. Objetivou-se traçar um histórico dos três anos de vigência do ombudsman no Correio, de 1991 a 1993 e mais uma vez em 1995, levando em conta o contexto geográfico, político e jornalístico da época. A partir disso, utilizando-se de análise de conteúdo, a pesquisa apresenta categorias para as 142 colunas analisadas: jornalismo, cidadania a política; para então realizar uma análise qualitativa do corpus a partir de conceitos e reflexões sobre Media Accountability Systems (MAS), crítica de mídia, ethos jornalístico e empresarial, e estratégias de visibilidade que permearam a experiência. Resultados obtidos permitiram inserir o ombudsman estudado como uma das estratégias lançadas pela empresa, porém exercendo papel de crítico e, portanto, em meio ao conflito de ethos de jornalistas versus ethos da empresa jornalística. Palavras-chave: ombudsman, jornalismo, media criticism, ethos. Abstract: This research presents the trajectory of the three "ombudsnatos" of the newspaper Correio da Paraíba. The ombudsman of Paraíba was the second to appear in Brazil, two years after Folha de S. Paulo's and was the pioneer in North / Northeast Brazil, two years before the newspaper O Povo (from the state of Ceará) - both, the only two newspapers in the country to employ the reader's representative. The goal was to outline the history of the three years of the ombudsman's experience in Correio da Paraíba: from 1991 to 1993, and again in 1995. For that, we take into account the geographic localization, political background and journalistic environment. For that purpose, we use the method of Content Analysis, designating categories for the 142 ombudsman's columns analyzed. Those are: journalism, citizenhood and politics. We perform a qualitative analysis using concepts and reflections on Media Accountability Systems (MAS), media criticism, journalistic and business ethos, and visibility strategies that permeated the experience. The obtained results allowed us to point the Paraíba ombudsman as a strategy launched by the newspaper's company. Nevertheless, the ombudsmen had an important role as media critics, and therefore in the midst of journalistic's and business' ethos. Key-words: ombudsman, journalism, media criticism, ethos.
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