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dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorKoch, Jean Felipe Costapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T19:47:25Z
dc.date.available2024-02-29T19:47:25Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48006
dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Aborda a qualidade enquanto conceito trabalhado pela gestão de projetos no intuito da entrega de um produto final capaz de satisfazer as necessidades do cliente. Ressalta o planejamento e sua importância no ciclo de vida de um projeto na determinação do conceito final de qualidade do que se produz. Apresenta o levantamento de requisitos e necessidades do cliente como a base desta etapa e foco de estudos que buscam propor melhorias ao processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços de informação. Analisa por meio da técnica de observação não participante, os processos de aprovação, priorização e planejamento dos projetos de Tecnologia da Informação de uma empresa brasileira de telecomunicações, na ênfase dos métodos e ferramentas utilizados no contexto de levantamento de requisitos e necessidades dos clientes. Identifica por meio da utilização da técnica de fluxograma, a incipiência dos processos analisados no que diz respeito ao levantamento de requisitos e necessidades dos clientes durante a concepção da solução. Propõe a criação de novos processos de trabalho para a área, de modo a comportar atividades e tarefas dedicadas ao levantamento de informações junto ao cliente; a elevar seu nível de participação por entre as atividades e tarefas definidas; a otimizar o processo de planejamento da solução e a agregar valor às entregas finais dos projetos, por meio da aplicação da técnica do Quality Function Deployment (QFD). Sugere a existência de potenciais melhorias nos processos estudados com uma maior inserção da voz do cliente à dinâmica de trabalho. Destaca a definição inteligível de metas e padrões de qualidade a serem seguidos; a apresentação visual e padronizada das execuções e seus respectivos responsáveis e a identificação de possíveis lacunas de atuação como potenciais ganhos gerados a partir da nova proposta para os processos de trabalho.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTecnologia da informação - Projetospt_BR
dc.subjectFluxogramaspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.titleO planejamento como essência da qualidade dos projetos de TI : das necessidades explicitadas à satisfação materializadapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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