• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Gestão da Informação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O planejamento como essência da qualidade dos projetos de TI : das necessidades explicitadas à satisfação materializada

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JEAN-FELIPE-COSTA-KOCH.pdf (3.466Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Koch, Jean Felipe Costa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Aborda a qualidade enquanto conceito trabalhado pela gestão de projetos no intuito da entrega de um produto final capaz de satisfazer as necessidades do cliente. Ressalta o planejamento e sua importância no ciclo de vida de um projeto na determinação do conceito final de qualidade do que se produz. Apresenta o levantamento de requisitos e necessidades do cliente como a base desta etapa e foco de estudos que buscam propor melhorias ao processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços de informação. Analisa por meio da técnica de observação não participante, os processos de aprovação, priorização e planejamento dos projetos de Tecnologia da Informação de uma empresa brasileira de telecomunicações, na ênfase dos métodos e ferramentas utilizados no contexto de levantamento de requisitos e necessidades dos clientes. Identifica por meio da utilização da técnica de fluxograma, a incipiência dos processos analisados no que diz respeito ao levantamento de requisitos e necessidades dos clientes durante a concepção da solução. Propõe a criação de novos processos de trabalho para a área, de modo a comportar atividades e tarefas dedicadas ao levantamento de informações junto ao cliente; a elevar seu nível de participação por entre as atividades e tarefas definidas; a otimizar o processo de planejamento da solução e a agregar valor às entregas finais dos projetos, por meio da aplicação da técnica do Quality Function Deployment (QFD). Sugere a existência de potenciais melhorias nos processos estudados com uma maior inserção da voz do cliente à dinâmica de trabalho. Destaca a definição inteligível de metas e padrões de qualidade a serem seguidos; a apresentação visual e padronizada das execuções e seus respectivos responsáveis e a identificação de possíveis lacunas de atuação como potenciais ganhos gerados a partir da nova proposta para os processos de trabalho.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/48006
    Collections
    • Gestão da Informação [594]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV