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dc.contributor.advisorQuaranta, Daniel Eduardo, 1966-pt_BR
dc.contributor.authorMorais Filho, Luís Carlospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T14:53:43Z
dc.date.available2019-01-02T14:53:43Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47976
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Eduardo Daniel Quarantapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba, 17/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 105-108pt_BR
dc.description.abstractResumo: Por meio desta dissertação pretende-se desenvolver o pensamento composicional aplicado à poesia sonora. Em um primeiro momento, há uma breve revisão histórica em que se busca descrever o percurso e a evolução desta forma poética ao longo do século XX. Após, há uma revisão cujo objetivo é expor e contrapor as ideias de alguns dos principais pesquisadores no terreno da comunicação poética, como Roman Jakobson, Décio Pignatari, Umberto Eco e Paul Zumthor. Em um terceiro momento, procura-se identificar as possibilidades paradigmáticas e sintagmáticas relacionadas à poesia sonora; no eixo paradigmático estão situadas reflexões acerca dos atos elocutórios, dos gestos sonoros e dos gestos espaciais; no eixo sintagmático, procura-se desenvolver a hipótese de replicação de s-códigos entre mensagens, gerando intertextos informacionais. Ao final, constam em memorial descritivo os processos composicionais dos poemas Fugata em direção a si mesmo I e II, Democracia?, Não há política que seja econômica e Crise. Palavras-chave: Poesia sonora. Paradigma. Sintagma. Elocução. S-código.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Through this dissertation we intend to develop compositional thinking applied to sound poetry. At first, there is a brief historical review that seeks to describe the course and evolution of this poetic form throughout the twentieth century. Afterwards, there is a revision that aims to expose and contrast the ideas of some of the leading researchers in the field of poetic communication, such as Roman Jakobson, Décio Pignatari, Umberto Eco and Paul Zumthor. In a third moment, we try to identify the paradigmatic and syntagmatic possibilities related to sound poetry; In the paradigmatic axis are situated reflections on utterance, sound gestures and spatial gestures; In the syntagmatic axis, we try to develop the hypothesis of s-code replication between messages, generating informational intertexts. At the end, there is a descriptive memorial of the compositional processes of the poems Fugata em direção a si mesmo I and II, Democracia?, Não há política que seja econômica and Crise. Keywords: Sound poetry. Paradigm. Syntagm. Utterance. S-code.pt_BR
dc.format.extent133 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectPoesia sonorapt_BR
dc.titlePoesia sonora, paradigma e sintagma : entre s-códigos e elocuçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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