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    Poesia sonora, paradigma e sintagma : entre s-códigos e elocuções

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    R - D - LUIS CARLOS MORAIS FILHO.pdf (1.562Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Morais Filho, Luís Carlos
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Por meio desta dissertação pretende-se desenvolver o pensamento composicional aplicado à poesia sonora. Em um primeiro momento, há uma breve revisão histórica em que se busca descrever o percurso e a evolução desta forma poética ao longo do século XX. Após, há uma revisão cujo objetivo é expor e contrapor as ideias de alguns dos principais pesquisadores no terreno da comunicação poética, como Roman Jakobson, Décio Pignatari, Umberto Eco e Paul Zumthor. Em um terceiro momento, procura-se identificar as possibilidades paradigmáticas e sintagmáticas relacionadas à poesia sonora; no eixo paradigmático estão situadas reflexões acerca dos atos elocutórios, dos gestos sonoros e dos gestos espaciais; no eixo sintagmático, procura-se desenvolver a hipótese de replicação de s-códigos entre mensagens, gerando intertextos informacionais. Ao final, constam em memorial descritivo os processos composicionais dos poemas Fugata em direção a si mesmo I e II, Democracia?, Não há política que seja econômica e Crise. Palavras-chave: Poesia sonora. Paradigma. Sintagma. Elocução. S-código.
     
    Abstract: Through this dissertation we intend to develop compositional thinking applied to sound poetry. At first, there is a brief historical review that seeks to describe the course and evolution of this poetic form throughout the twentieth century. Afterwards, there is a revision that aims to expose and contrast the ideas of some of the leading researchers in the field of poetic communication, such as Roman Jakobson, Décio Pignatari, Umberto Eco and Paul Zumthor. In a third moment, we try to identify the paradigmatic and syntagmatic possibilities related to sound poetry; In the paradigmatic axis are situated reflections on utterance, sound gestures and spatial gestures; In the syntagmatic axis, we try to develop the hypothesis of s-code replication between messages, generating informational intertexts. At the end, there is a descriptive memorial of the compositional processes of the poems Fugata em direção a si mesmo I and II, Democracia?, Não há política que seja econômica and Crise. Keywords: Sound poetry. Paradigm. Syntagm. Utterance. S-code.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47976
    Collections
    • Dissertações [202]

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