dc.contributor.advisor | Marchiori, Patricia Zeni, 1964- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação | pt_BR |
dc.creator | Costa, Amanda Cristina Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T19:38:54Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T19:38:54Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47822 | |
dc.description | Orientador : Patricia Zeni Marchiori. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Propõe uma matriz de referência para aplicações de gamificação a partir da sistematização de elementos de jogos (dinâmica, mecânica e componentes) buscando relações com segmentos/área em que a gamificação se aplica. Contribui para futuros estudos voltados à necessidade estratégica de informação prévia ao desenvolvimento de jogos e ao uso de informação derivada da atividade dos jogadores. Descreve-se a metodologia proposta em duas fases: primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir gamificação, elementos de jogos e suas características; em seguida exploram-se técnicas da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para coleta e preparação de dados voltada para a construção de uma matriz. Pretendeu-se apresentar, via a matriz derivada, discussões relativas à um modelo de referência para aplicações de gamificação, buscando auxiliar implementadores na identificação de elementos de jogos mais adequados para distintos segmentos. Ainda que o estudo não tenha enfocado os tipos de jogadores – como elementos igualmente essenciais para a gamificação - os resultados poderão ser aplicados em futuras comprovações empíricas, considerando-se que a matriz foi elaborada de forma a permitir flexibilidade suficiente para a adição de novos segmentos e elementos de jogos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Estrategia | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Gamificação, elementos de jogos e estratégia : uma matriz de referência | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |