Gamificação, elementos de jogos e estratégia : uma matriz de referência
Resumo
Resumo : Propõe uma matriz de referência para aplicações de gamificação a partir da sistematização de elementos de jogos (dinâmica, mecânica e componentes) buscando relações com segmentos/área em que a gamificação se aplica. Contribui para futuros estudos voltados à necessidade estratégica de informação prévia ao desenvolvimento de jogos e ao uso de informação derivada da atividade dos jogadores. Descreve-se a metodologia proposta em duas fases: primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para definir gamificação, elementos de jogos e suas características; em seguida exploram-se técnicas da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory) para coleta e preparação de dados voltada para a construção de uma matriz. Pretendeu-se apresentar, via a matriz derivada, discussões relativas à um modelo de referência para aplicações de gamificação, buscando auxiliar implementadores na identificação de elementos de jogos mais adequados para distintos segmentos. Ainda que o estudo não tenha enfocado os tipos de jogadores – como elementos igualmente essenciais para a gamificação - os resultados poderão ser aplicados em futuras comprovações empíricas, considerando-se que a matriz foi elaborada de forma a permitir flexibilidade suficiente para a adição de novos segmentos e elementos de jogos.
Collections
- Gestão da Informação [564]