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dc.contributor.advisorDottori, Maurício Soarespt_BR
dc.contributor.authorBusch, Thiagopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2017-08-07T20:19:48Z
dc.date.available2017-08-07T20:19:48Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47793
dc.descriptionOrientador: Prof. Maurício Soares Dottoript_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa: Curitiba,24/03/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências: fls. 84-85pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Músicapt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho propõe-se discutir as ideias de divino, transcendente, eterno, tempo e cosmogonia objetivando explorá-las na composição musical de três peças, intituladas Fragmentos Sublimes, Tempos e Transcendência. Apresentam-se então as formas encontradas para a representação dessas ideias através da composição musical, visando contribuir especificamente para o alcance da beleza na obra de arte. Neste aspecto, propõe-se também uma análise dos processos de criação do mundo e do homem - cosmogonia - utilizados por Moisés para descrever a forma como Deus se apresenta como um criador perfeito e ideal. Assim, procuram-se entender as relações entre o texto religioso e a prática da composição musical em seus processos específicos, progressivos e sistemáticos. Palavras-chave: música; composição musical; estética e filosofia da arte; metafísica.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research proposes to discuss the ideas of divine, transcendental, eternal, time e cosmogony in the way of the musical composition of three pieces - Fragmentos Sublimes, Tempos and Transcendência. Then, are presented the proposed ways to represent these ideas through the musical composition, aiming to contribute specifically to the art's beauty. In this aspect, I propose an analysis of the creation processes involved in the world and men's creation - cosmogony - used by Moses to describe the way God are presented as the ideal and perfect creator. Therefore, I present the understanding of the relations between the religious text and the musical composition practice in it's specific, progressive and systematic process. Keywords: music; musical composition; art's aesthetic and philosophy; metaphysics.pt_BR
dc.format.extent109f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/x-compressed application/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectComposição (Musica)pt_BR
dc.titleTranscendência e essência na composição musical de fragmentos sublimes, tempos e transcedência : memorial de composiçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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