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dc.contributor.authorSantos, Livia Regina Nogueira dospt_BR
dc.contributor.otherFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherSilva, Helena de Fátima Nunes, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-06-07T21:17:02Z
dc.date.available2017-06-07T21:17:02Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/47494
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Engª Maria do Carmo Duarte Freitaspt_BR
dc.descriptionCoorientador : Profª Drª Helena de Fátima Nunes Silvapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 22/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 117-121pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Gestão da Informação e do Conhecimentopt_BR
dc.description.abstractResumo: A comunicação é essencial para o processo de investigação científica, e percebe-se que o perfil dos pesquisadores tem se modificado com a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no seu cotidiano de pesquisas. A proposta do vídeo pôster, em substituição do pôster em papel ou lona, demonstra a preocupação por parte dos gestores de eventos científicos a respeito dessa mudança. Esta investigação tem como objetivo propor um modelo de Gestão da Informação científica aberta de vídeo, visando a consolidação do vídeo pôster como meio de comunicação científica. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento na literatura de modelos de Gestão da Informação científica aberta de vídeos, das informações colhidas em entrevistas com os gestores dos eventos ELECS 2013; EURO ELECS 2015; SBE16 Brasil & Portugal; e no CoRubric16 e dos dados coletados por meio de um survey, enviado aos participantes dos eventos supracitados. Os resultados, após tratamento dos dados e confronto das ideias dos gestores com as opiniões dos participantes, apontam que o vídeo pôster tem potencialidades de prolongar e até mesmo perenizar os produtos de comunicação científica de eventos e promover as divulgações científicas. Além das possibilidades de reuso, como recurso educacional e promoção do marketing científico. Entretanto, 67,74% dos autores de vídeo pôster afirmaram nunca terem visitado o canal do evento, demonstrando a cultura de esquecimento após publicação do trabalho. Com isso, surge a necessidade de enfatizar as potencialidades do vídeo pôster com o intuito de consolidar este recurso inovador no meio científico. Ressalta-se a importância da definição dos metadados na indexação, para que facilite a recuperação e reuso dos vídeos. Como resultado final da pesquisa, apresenta-se a proposta de um modelo de Gestão da Informação Científica Aberta, para o uso de gestores de eventos. Palavras-chave: Acesso Aberto. Gestão da Informação. Conteúdo científico. Vídeo pôster. Produto de informação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Communication is essential for the process of scientific investigation, and it is noticed that the profile of researchers has been modified with the insertion of Information and Communication Technologies in their daily research. The proposal of the video poster, replacing the poster on paper or canvas, demonstrates the concern on the part of the managers of scientific events regarding this change. This research aims to propose a model of Open Scientific Information Management of video, aiming at consolidating the video poster as a means of scientific communication. The research was developed from the literature review of Open Data Scientific Management Models of videos, the information gathered in interviews with managers of the ELECS 2013 events; EURO ELECS 2015; SBE16 Brazil & Portugal; And in the CoRubric16 and of the data collected through a survey, sent to the participants of the aforementioned events. The results, after treatment of the data and confrontation of the ideas of the managers with the opinions of the participants, point out that the video poster has the potential to prolong and even perpetuate the products of scientific communication of events and to promote the scientific divulgations, besides the possibilities of reuse, as an educational resource and promotion of scientific marketing. However, 67.74% of video poster authors stated that they had never visited the event channel, demonstrating the culture of forgetfulness after publication of the work. With this, the need arises to emphasize the potential of the video poster with the intention of consolidating this innovative resource in the scientific environment. It is important to define the metadata in indexing so that it facilitates the retrieval and reuse of the videos. At the end of the research, the proposal of an Open Scientific Information Management model is proposed for the use of event managers. Key-words: Movement of Open Access. Management of open scientific information. Vídeo with scientific content. Vídeo poster. Product information.pt_BR
dc.format.extent129 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectVídeo digitalpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.titleGestão da informação científica aberta : um estudo aplicado a vídeo científico em eventospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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