dc.contributor.author | Silvestre, Magda Mireille | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:27:57Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:27:57Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47273 | |
dc.description | Orientador (a): Adriane Carneiro Ferreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental de Nove Anos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, o estudo aborda as questões relacionadas às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, o papel do professor, da escola, da família e o trabalho e do coordenador pedagógico no acompanhamento das atividades escolares, articulando todo o trabalho coletivo na escola. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa parte de referenciais teóricos que abordam às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e de questionários realizados com os professores e coordenadores pedagógicos. Utiliza dados de avaliação diagnóstica, realizada pelos técnicos de Língua Portuguesa e Matemática do Núcleo Regional de Pitanga neste ano de 2014. As quais foram à fonte inicial de pesquisa desta problemática. Os dados apresentados neste artigo apontam que muitos alunos dos sextos anos apresentam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo as atividades de leitura, escrita, produção textual, interpretação, resolução de problemas e operações simples que envolve adição, subtração, multiplicação e divisão e a necessidade do coordenador pedagógico e dos professores, coletivamente, realizarem o enfrentamento desta situação. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Disturbios da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O papel do coordenador pedagógico e dos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos dos sextos anos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |