Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilvestre, Magda Mireillept_BR
dc.contributor.otherFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T15:27:57Z
dc.date.available2019-06-04T15:27:57Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47273
dc.descriptionOrientador (a): Adriane Carneiro Ferreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo tem por finalidade refletir sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental de Nove Anos durante o processo de ensino e aprendizagem. Para tal, o estudo aborda as questões relacionadas às possíveis causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, o papel do professor, da escola, da família e o trabalho e do coordenador pedagógico no acompanhamento das atividades escolares, articulando todo o trabalho coletivo na escola. A metodologia utilizada nesse trabalho de pesquisa parte de referenciais teóricos que abordam às questões relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem e de questionários realizados com os professores e coordenadores pedagógicos. Utiliza dados de avaliação diagnóstica, realizada pelos técnicos de Língua Portuguesa e Matemática do Núcleo Regional de Pitanga neste ano de 2014. As quais foram à fonte inicial de pesquisa desta problemática. Os dados apresentados neste artigo apontam que muitos alunos dos sextos anos apresentam dificuldades de aprendizagem nos conteúdos básicos de Língua Portuguesa e Matemática, incluindo as atividades de leitura, escrita, produção textual, interpretação, resolução de problemas e operações simples que envolve adição, subtração, multiplicação e divisão e a necessidade do coordenador pedagógico e dos professores, coletivamente, realizarem o enfrentamento desta situação.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDisturbios da aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico e dos professores frente às dificuldades de aprendizagem dos alunos dos sextos anospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples