O pedagogo escolar : limites e possibilidades de sua função
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Data
2014Autor
Balotin, Marcia Candida Rodrigues
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Resumo : Este artigo tem o propósito de analisar o papel do pedagogo escolar em um colégio da rede estadual de ensino do Paraná. Mesmo que pese a importância deste profissional,
dificuldades e desafios são postos diariamente como obstáculos à efetivação de sua
função. Desse modo, faz-se necessário uma investigação dos problemas enfrentados
pelo pedagogo, como o desvio de função, a descaracterização profissional e como
esses fragilizam o processo educativo. É necessário avaliar, inclusive, como essas
dificuldades no trabalho do pedagogo afetam a efetivação da gestão democrática, a
qual pode se caracterizar pela articulação da comunidade escolar nas tomadas de
decisões sobre a vida institucional da escola. Toma como metodologia a pesquisa
bibliográfica, análise documental e de dados coletados, para uma melhor
compreensão do tema estudado. Observou-se que os problemas citados
correspondem às dificuldades encontradas pelo pedagogo para exercer sua função na
rede estadual de ensino do Paraná. Com a análise dos dados coletados, e com
embasamento na teoria, constrói-se um melhor perfil dos problemas enfrentados,
como exemplo, podemos citar que o pedagogo enfrenta problemas de origem histórica
carregando a antiga função de supervisor disciplinar, problema qual toma grande parte
do tempo das funções básicas do pedagogo, como analisar os dados do
aproveitamento escolar dos alunos para elaboração e acompanhamento do Projeto
Político Pedagógico, da Proposta Pedagógica Curricular e do Plano de Ação da
escola. Ao refletirmos sobre a prática pedagógica, temos a possibilidade de
reorganizarmos nosso plano de ação, readequando ele às necessidades encontradas.
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- Coordenação Pedagógica [455]