dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Fronchetti, Marcia Helena | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-04T15:20:33Z | |
dc.date.available | 2019-06-04T15:20:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47264 | |
dc.description | Orientador (a): Ademir Ap. Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel do pedagogo no contexto escolar, buscando situá-lo como mediador na relação professor e aluno. O pedagogo é o profissional que tem a função de mediar o trabalho pedagógico, agindo em todos os espaços de contradição para a transformação da prática escolar. Sua atuação se faz importante e necessária, buscando garantir, por meio da efetivação do processo ensino-aprendizagem, uma educação de qualidade aos estudantes. Não podemos deixar de considerar que esse processo se dá num contexto de relações sociais. Nesse sentido, o pedagogo assume também o papel de mediador, de articulador das relações entre o professor e o aluno. Este estudo, pretende direcionar o olhar para o pedagogo, enquanto mediador dessas relações. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Professor e alunos | pt_BR |
dc.subject | Educação - Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O papel do pedagogo como mediador da relação professor e aluno do ensino médio da escola pública do Paraná | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |