Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGonçalves, Eliza Regina Sarript_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-19T18:18:32Z
dc.date.available2019-11-19T18:18:32Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47256
dc.descriptionOrientadora : Adriana Teles de Souza.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo objetiva analisar os aspectos que envolvem a formação do coordenador pedagógico. Diante disso os sujeitos participantes da pesquisa foram os coordenadores pedagógicos de uma rede municipal de ensino fundamental I da cidade de Pitangueiras no estado do Paraná. Para tanto, o trabalho consistiu-se em abordar questões que emergiram do próprio processo de pesquisa. No que tange os conhecimentos sobre as questões pesquisadas buscou-se tanto às representações dos 3 sujeitos pesquisados, bem como às contribuições recentes dos mesmos ao analisarem questões referentes à práxis pedagógica. Este estudo tem como base a pesquisa qualitativa, que tende a oferecer subsídios para a compreensão do processo de formação desses profissionais, denominado de formação do coordenador pedagógico. Seguindo o processo metodológico, caracterizado como, revisão de literatura na abordagem de Vasconcellos (2002), Libâneo (2000), Placco, (2003) e Freire (1975). Assim, o estudo foi permeado pelas observações da prática pedagógica na instituição escolar na qual foi possível encontrar elementos que possibilitaram contribuir para instaurar, incentivar e produzir um processo reflexivo dentro da escola, com vistas em ações que pudessem promover mudança na prática cotidiana.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.titleA formação do coordenador pedagógico e suas contribuições para os espaços escolarespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples