dc.contributor.advisor | Corrêa, Giselle Christina | pt_BR |
dc.contributor.author | Gaspari, Elisangela Morais de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-26T17:40:27Z | |
dc.date.available | 2019-11-26T17:40:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47254 | |
dc.description | Orientador : Giselle Christina Correa. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo traz à tona dificuldades existentes em instituições de Educação Infantil, que ainda nos dias de hoje enfrentam desafios a se transpor. O assistencialismo dos tempos primórdios ronda ainda os muros de algumas instituições, promovendo em alguns momentos um retroceder nos caminhos percorridos até os dias de hoje. A rigidez percebida em alguns pais ou profissionais, principalmente no que se refere aos pensamentos que definem as instituições de Educação Infantil atuais, como ambientes assistencialistas, tornam difíceis as atuações pedagógicas, deixando cada vez mais distante o ideal dessa etapa da educação básica. Mesmo com todas as dificuldades, a busca pela ruptura dessas consciências ainda se evidencia, mas longe ainda dos perfis atuais traçados para essa etapa da educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject | Educação de base | pt_BR |
dc.title | Assistencialismo na educação infantil : realidade do passado, desafio do presente | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |