O papel do coordenador pedagógico diante das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos
Resumo
Resumo : O objetivo deste estudo é compreender o papel da Coordenação Pedagógica em analisar as dificuldades de aprendizagem diante das dificuldades de leitura e da escrita de alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental. O fracasso escolar é ainda um grande desafio. As dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita são reconhecidas como uma das causas mais determinantes do baixo rendimento escolar. Neste sentido este trabalho aprofundou-se em pesquisas de autores como Piaget (1988) que utiliza os termos biológicos para explicar os processos cognitivos que ocorrem, considera importante para a construção do conhecimento o desenvolvimento orgânico, as experiências físicas e lógico-matemáticas e consequentemente sua adaptação ao meio social. Freire (1983) considera importante a relação dialética intrínsecas na educação, propõe a ação-reflexão como fonte para a conscientização e para a mudança social. Com base nessa ideia Marchesi e Martín, (1995); Pain, (1992); e Fonseca (1995) tem demonstrado que para a aprendizagem ocorrer é preciso que estejam presentes certas integridades básicas na criança e na presença de oportunidades adequadas. Para tanto este processo envolve mais do que apenas saber ler e escrever, é principalmente construir sentidos e significativos à aprendizagem. Podemos observar que no término do primeiro ano de alfabetização, algumas crianças que aparentemente aprenderam a dominar o código linguístico, falham à medida que passam de um ano letivo para o outro tanto nas atividades de leitura e escrita como também nas demais áreas do conhecimento, este trabalho foi baseando nos estudos e nas ideias dos autores bem como na observação e no dia a dia de alguns alunos.
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- Coordenação Pedagógica [455]