• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel do coordenador pedagógico diante das dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita de alunos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    MARINETE APARECIDA DE SOUZA.pdf (628.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Souza, Marinete Aparecida de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O objetivo deste estudo é compreender o papel da Coordenação Pedagógica em analisar as dificuldades de aprendizagem diante das dificuldades de leitura e da escrita de alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental. O fracasso escolar é ainda um grande desafio. As dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita são reconhecidas como uma das causas mais determinantes do baixo rendimento escolar. Neste sentido este trabalho aprofundou-se em pesquisas de autores como Piaget (1988) que utiliza os termos biológicos para explicar os processos cognitivos que ocorrem, considera importante para a construção do conhecimento o desenvolvimento orgânico, as experiências físicas e lógico-matemáticas e consequentemente sua adaptação ao meio social. Freire (1983) considera importante a relação dialética intrínsecas na educação, propõe a ação-reflexão como fonte para a conscientização e para a mudança social. Com base nessa ideia Marchesi e Martín, (1995); Pain, (1992); e Fonseca (1995) tem demonstrado que para a aprendizagem ocorrer é preciso que estejam presentes certas integridades básicas na criança e na presença de oportunidades adequadas. Para tanto este processo envolve mais do que apenas saber ler e escrever, é principalmente construir sentidos e significativos à aprendizagem. Podemos observar que no término do primeiro ano de alfabetização, algumas crianças que aparentemente aprenderam a dominar o código linguístico, falham à medida que passam de um ano letivo para o outro tanto nas atividades de leitura e escrita como também nas demais áreas do conhecimento, este trabalho foi baseando nos estudos e nas ideias dos autores bem como na observação e no dia a dia de alguns alunos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47241
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV