dc.contributor.author | Cruz, Ovanda Maria Bongiorno | pt_BR |
dc.contributor.other | Artigas, Nádia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:29:53Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T19:29:53Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47218 | |
dc.description | Orientador (a): Nádia Artigas | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta uma análise sobre o processo de avaliação da aprendizagem em um colégio estadual do município de Jesuítas, a partir da questão levantada sobre a não utilização dos resultados da avaliação para replanejamento dos conteúdos não assimilados pelo aluno, visto que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é assegurar a formação integral dos sujeitos, pela mediação da construção do conhecimento. A pesquisa teve como objetivo a análise dos registros de avaliação lançados no LRC de três professores de diferentes disciplinas e os documentos oficiais da escola, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica Curricular e as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Currículo para Educação Básica do Paraná. O levantamento de dados foi realizado através de formulário, aplicado com os professores e com os alunos de uma turma de 9º ano e uma turma de 1º ano. Com vistas nos dados coletados em comparação aos documentos oficiais da escola evidenciou-se uma disparidade entre o que propõe os documentos e a prática da escola, em relação à construção dos resultados e a revisão do processo metodológico do professor, em função dos avanços dos alunos, a retomada dos conteúdos para sanar as dificuldades apresentadas. O estudo também propõe sugestões, como alternativas, para amenizar a disparidade entre a teoria e a prática, já que o processo de autoavaliação é frágil na escola em questão. A reorganização e o replanejamento das ações são estratégias para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, ofertado pela escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Estudo de investigação sobre o processo de avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |