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dc.contributor.authorCruz, Ovanda Maria Bongiornopt_BR
dc.contributor.otherArtigas, Nádiapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T19:29:53Z
dc.date.available2019-06-03T19:29:53Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47218
dc.descriptionOrientador (a): Nádia Artigaspt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo apresenta uma análise sobre o processo de avaliação da aprendizagem em um colégio estadual do município de Jesuítas, a partir da questão levantada sobre a não utilização dos resultados da avaliação para replanejamento dos conteúdos não assimilados pelo aluno, visto que a principal finalidade da avaliação no processo escolar é assegurar a formação integral dos sujeitos, pela mediação da construção do conhecimento. A pesquisa teve como objetivo a análise dos registros de avaliação lançados no LRC de três professores de diferentes disciplinas e os documentos oficiais da escola, o Projeto Político Pedagógico, o Regimento Escolar, a Proposta Pedagógica Curricular e as Diretrizes Curriculares Orientadoras do Currículo para Educação Básica do Paraná. O levantamento de dados foi realizado através de formulário, aplicado com os professores e com os alunos de uma turma de 9º ano e uma turma de 1º ano. Com vistas nos dados coletados em comparação aos documentos oficiais da escola evidenciou-se uma disparidade entre o que propõe os documentos e a prática da escola, em relação à construção dos resultados e a revisão do processo metodológico do professor, em função dos avanços dos alunos, a retomada dos conteúdos para sanar as dificuldades apresentadas. O estudo também propõe sugestões, como alternativas, para amenizar a disparidade entre a teoria e a prática, já que o processo de autoavaliação é frágil na escola em questão. A reorganização e o replanejamento das ações são estratégias para melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem, ofertado pela escola.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEstudo de investigação sobre o processo de avaliação da aprendizagempt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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