dc.contributor.advisor | Lopes, Jandicleide Evangelista | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Edimara da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T16:05:59Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T16:05:59Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47215 | |
dc.description | Orientador : Jandicleide Evangelista Lopes. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos na atualidade trazendo ao debate a relevância de conhecer os sujeitos desta modalidade de ensino percebendo quem e como eles são considerados no âmbito escolar. O objeto de estudo é problematizar essa temática levando em conta a mudança do perfil do educando desta modalidade. Embasados por teóricos que escrevem sobre a juvenização da EJA utilizando para isso a observação, a entrevista com objetivo de traçar um perfil dos sujeitos que compõe a EJA em especial ao adolescente, entendendo-o como sujeito com diferente expectativas e experiências. A escolha do tema foi movido pelo interesse e necessidade de entender um pouco mais sobre um fenômeno que acontece dentro das escolas de EJA com a mudança da Lei que pontua a idade mínima para ingresso na modalidade, e sua influência na metodologia desenvolvida pelos professores da EJA, discutindo no contexto escolar a mudança do perfil do aluno da EJA doravante jovens e adultos agora também adolescentes que possuem histórico de repetência, desmotivados com a instituição escola tenho a EJA como ultima alternativa para resgatar o sucesso de sua trajetória de sucesso escolar. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a construção do perfil do aluno da Educação de Jovens e Adultos na atualidade trazendo ao debate a relevância de conhecer os sujeitos desta modalidade de ensino percebendo quem e como eles são considerados no âmbito escolar. O objeto de estudo é problematizar essa temática levando em conta a mudança do perfil do educando desta modalidade. Embasados por teóricos que escrevem sobre a juvenização da EJA utilizando para isso a observação, a entrevista com objetivo de traçar um perfil dos sujeitos que compõe a EJA em especial ao adolescente, entendendo-o como sujeito com diferente expectativas e experiências. A escolha do tema foi movido pelo interesse e necessidade de entender um pouco mais sobre um fenômeno que acontece dentro das escolas de EJA com a mudança da Lei que pontua a idade mínima para ingresso na modalidade, e sua influência na metodologia desenvolvida pelos professores da EJA, discutindo no contexto escolar a mudança do perfil do aluno da EJA doravante jovens e adultos agora também adolescentes que possuem histórico de repetência, desmotivados com a instituição escola tenho a EJA como ultima alternativa para resgatar o sucesso de sua trajetória de sucesso escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | [18] p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.title | A EJA e a diversidade dos sujeitos que a compõe | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |