dc.contributor.advisor | Quirino, Simony Rafaeli, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Leila Helena da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T20:13:24Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T20:13:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47208 | |
dc.description | Orientador : Simony Rafaeli Quirino | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 – SRM T1 surgiu da necessidade de se implantar atendimento especializado aos alunos inclusos na escola regular de Ensino Fundamental consoante o que está estabelecido nas Políticas Públicas Inclusivas. Este artigo tem como propósito analisar a relação entre o atendimento na SRM T1 e o trabalho na sala de aula regular de uma escola pública estadual localizada no município de Tomazina/Paraná. Os estudos foram subsidiados pela leitura de leis e teorias pertinentes e análise de quinze questionários distribuídos aos envolvidos: equipe pedagógica, docentes da SRM T1 e docentes das salas de aula regular. O resultado demonstra que a relação no que tange à cooperação entre docentes da Sala Especializada e docentes das Salas de aula regular é permeado de contradições, pois o diálogo entre os professores é prejudicado pelo fato do atendimento especializado acontecer em contraturno. Sobre a relação dialógica entre tais professores conclui-se que ocorre somente nas reuniões bimestrais e nos Conselhos de Classe. No entanto, o diálogo com a equipe pedagógica é constante tanto com professores da SRM T1 quanto da classe regular porque a hora atividade favorece essa interação. Ficou evidente que o trabalho com o aluno incluso só acontece satisfatoriamente na SRM T1, em primeiro lugar por ser equipada com materiais didáticos e pedagógicos adequados às peculiaridades de cada aluno e, em segundo, porque as professoras se encontram mais preparadas para lidar com as adversidades que mesclam a inclusão, porém a inserção desse aluno na sala de aula regular favorece a socialização dele com os demais sujeitos, mas na prática pedagógica os docentes não conseguem atendê-lo de acordo com sua singularidade. | pt_BR |
dc.format.extent | 25 p. : tabs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental - Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | Alunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regular | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |