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dc.contributor.advisorQuirino, Simony Rafaeli, 1986-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Leila Helena da Silvapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-25T20:13:24Z
dc.date.available2019-11-25T20:13:24Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47208
dc.descriptionOrientador : Simony Rafaeli Quirinopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A Sala de Recursos Multifuncional Tipo 1 – SRM T1 surgiu da necessidade de se implantar atendimento especializado aos alunos inclusos na escola regular de Ensino Fundamental consoante o que está estabelecido nas Políticas Públicas Inclusivas. Este artigo tem como propósito analisar a relação entre o atendimento na SRM T1 e o trabalho na sala de aula regular de uma escola pública estadual localizada no município de Tomazina/Paraná. Os estudos foram subsidiados pela leitura de leis e teorias pertinentes e análise de quinze questionários distribuídos aos envolvidos: equipe pedagógica, docentes da SRM T1 e docentes das salas de aula regular. O resultado demonstra que a relação no que tange à cooperação entre docentes da Sala Especializada e docentes das Salas de aula regular é permeado de contradições, pois o diálogo entre os professores é prejudicado pelo fato do atendimento especializado acontecer em contraturno. Sobre a relação dialógica entre tais professores conclui-se que ocorre somente nas reuniões bimestrais e nos Conselhos de Classe. No entanto, o diálogo com a equipe pedagógica é constante tanto com professores da SRM T1 quanto da classe regular porque a hora atividade favorece essa interação. Ficou evidente que o trabalho com o aluno incluso só acontece satisfatoriamente na SRM T1, em primeiro lugar por ser equipada com materiais didáticos e pedagógicos adequados às peculiaridades de cada aluno e, em segundo, porque as professoras se encontram mais preparadas para lidar com as adversidades que mesclam a inclusão, porém a inserção desse aluno na sala de aula regular favorece a socialização dele com os demais sujeitos, mas na prática pedagógica os docentes não conseguem atendê-lo de acordo com sua singularidade.pt_BR
dc.format.extent25 p. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Tecnologia educacionalpt_BR
dc.titleAlunos inclusos na escola pública e os impactos na prática docente : uma análise da relação entre o atendimento na sala de recursos multifuncional tipo I e o trabalho na sala de aula regularpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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