• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação do campo : diferentes olhares sobre o currículo da escola do campo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - JULIANE BOGONI MENEGATT.pdf (448.9Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Menegatt, Juliane Bogoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O artigo a que se refere o presente resumo teve a preocupação de estudar teorias e concepções que ajudarão o educador a perceber e a priorizar certos conteúdos direcionados à Educação do Campo. O objetivo desse trabalho foi refletir sobre a educação no campo para mostrar os seus conceitos específicos e como vem adquirindo, com o passar do tempo, características próprias enquanto uma modalidade da Educação Básica. A metodologia consiste em estudos bibliográficos a fim de problematizar a temática e em uma pesquisa de campo em um colégio da rede estadual de ensino, do município de Maripá, Estado do Paraná. Esse colégio está passando pelo processo de transição para escola do campo. E, busca-se fazer no presente texto um paralelo entre estas formas de desenvolvimento educacional. Nesse trabalho, de pronto se evidência a escassez de pesquisadores em políticas públicas específicas para a Educação no Campo. O propósito do trabalho é, então, apresentar algumas reflexões oriundas da temática do Currículo da Educação do Campo dentro de uma abordagem histórica adentrando nas propostas de políticas públicas governamentais e em algumas discussões traçadas pelos movimentos organizados no cenário brasileiro. Procura-se, assim, exercitar uma conceituação que aponte algumas diferenciações conceituais entre rural e do campo presentes na versão teórica dos pesquisadores estudados e, na sequência, dá-se uma visão prática sobre como ocorrem essas relações no dia a dia das escolas no/do campo levando em consideração as novas metodologias da Educação do Campo que vem sendo desenvolvidas.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47200
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV