dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Cristina Ribeiro da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-20T17:32:48Z | |
dc.date.available | 2019-12-20T17:32:48Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47199 | |
dc.description | Orientador : Ademir Aparecido Pinhelli Mendes. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A avaliação por ser uma ação fundamental e necessária no processo ensino aprendizagem requer pesquisa, estudo e fundamentação teórica aliada à prática do cotidiano escolar. O presente estudo busca demonstrar a importância do papel mediador do coordenador pedagógico no momento da construção do relatório avaliativo dos alunos pertencentes à primeira etapa da educação básica conhecida como Educação Infantil no município de Maringá. Utilizando o conceito de avaliação de Luckesi (1999) e Hoffmann (1996) os professores foram orientados e mediados pela coordenadora pedagógica no momento de registro avaliativo dos alunos de modo a assegurar qualidade no ensino, evidenciando a avaliação como orientadora da aprendizagem e instrumento necessário para a qualidade do ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Orientadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O papel mediador do coordenador pedagógico na avaliação da aprendizagem da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |