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dc.contributor.advisorGiareta, Paulo Fioravantept_BR
dc.contributor.authorDengo, Jovana Bocchipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-20T12:57:46Z
dc.date.available2019-12-20T12:57:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47193
dc.descriptionOrientador : Paulo Fioravante Giaretapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Com a nova LDB 9394/96 dá-se a abertura a um novo tempo para a Educação Brasileira voltada à democracia e a uma educação para todos e o Conselho de Classe, como também o papel do Coordenador Pedagógico conquistam seus espaços dentro do âmbito escolar, proporcionando o acesso ao ensino e aprendizagem e garantindo uma educação de qualidade para todos e valorizando o conhecimento científico e o saber erudito. Nesse contexto o papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe fica expressamente comprometido em desenvolver a função social que essa instância necessita para alcançar o seu objetivo dentro da proposta pedagógica da instituição escolar e garantir que se efetive a democracia e uma educação de qualidade para todos. Essa pesquisa se ateve a importância do papel do Coordenador Pedagógico dentro do Conselho de Classe, buscou-se analisar o contexto histórico, político e social dentro das LDB’s 5.692/71 e 9.394/96 , reflexões sobre as práticas pedagógicas, as dificuldades e os entraves relacionados entre os processos de ensino aprendizagem dentro dessa instância colegiada. A metodologia envolveu-se no estudo bibliográfico qualitativo e o da análise de conteúdo, onde permitiu a leitura e a construção de interpretações fundadas em Dalben (1992, 2004), Mattos (2005), Kuenzer (2002), Gil (2002) e Paro (2006) e outros. A relevância dessa pesquisa proporcionou reflexões fundadas na necessidade de reconhecer essa instância colegiada como uma reunião de oportunidades pedagógicas para educadores, direções e coordenadores pedagógicos se encontrarem para trocas de experiências , avaliando-as e reconstruindo-as , podendo oportunizar todo o colegiado a refletir dentro da coletividade os princípios da gestão democrática e dessa forma garantir a função da escola pública.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectOrientadores educacionaispt_BR
dc.titleO papel do coordenador pedagógico na instrumentalização do conselho de classept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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