O insucesso escolar pela ótica de pedagogos, professores e alunos
Resumo
Resumo : O presente trabalho aborda a questão do insucesso escolar. Tema bem atual na sociedade, por isso a necessidade de entender suas possíveis causas e consequências na educação brasileira. Parte do pressuposto que esta situação envolve todo o processo ensino aprendizagem e seus sujeitos e que ao se falar de insucesso escolar, é preciso considerar questões relativas à organização e estruturação do ensino brasileiro e suas especificidades locais, regionais, considerando suas implicações como as condições de trabalho dos professores, a comunidade local, as condições físicas, psicológicas, sociais e econômicas dos alunos. Entende-se que todo este conjunto reflete a realidade da escola, portanto a necessidade de compreender as dificuldades encontradas pelos professores com relação ao ensino, assim como as causas da não aprendizagem dos alunos. O trabalho tem como eixo fundamental debater sobre a função que o pedagogo exerce dentro do espaço escolar frente a essa situação, desconsiderando um pouco da burocratização do trabalho pedagógico e entendendo-o como profissional essencial para a democratização da escola pública. Sendo assim, o intuito deste artigo é repensar o papel do pedagogo frente ao processo ensino aprendizagem, buscando modificar o panorama até então apresentado e assim promover uma educação pública de qualidade a todos.
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- Coordenação Pedagógica [455]