Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos, Luciane Mulazani dos, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorCobellache, Rodrigo Cesarpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-19T19:16:53Z
dc.date.available2024-04-19T19:16:53Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47154
dc.descriptionOrientador : Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santospt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 17/02/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 100-103pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada com linhas de pesquisa em tecnologia educacional. Para tal foram analisadas sessenta e uma obras, entre teses e dissertações de mestrado acadêmico e profissional, publicadas entre 2012 e 2016. Incluem-se discussões sobre as dissertações defendidas no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (PPGECM - UFPR). Para a realização da pesquisa foram utilizados procedimentos metodológicos relativos a investigações do tipo estado da arte e foi feito um estudo teórico sobre filosofia da tecnologia. Os resultados evidenciaram temas, objetivos, sujeitos e métodos de pesquisa que criaram um panorama representativo das tendências de pesquisa na área de tecnologia educacional e Educação Matemática; tal panorama oferece possibilidades de discussão sobre os rumos que essas pesquisas têm seguido na região Sul do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of this dissertation is to present the state of art of the academic production of the Postgraduate Programs of Higher Education Institutions of the southern region of Brazil related to the theme of educational technologies in the area of Mathematics Education. This thesis analyzed sixty-one works, including doctoral dissertations and academic and professional master's essays, which were published between 2012 and 2016. Discussions were included regarding dissertations defended in the Graduate Program of Science Education and Mathematics of the Federal University of Paraná (PPGECM-UFPR). For the accomplishment of this study, methodological procedures related to investigations of the state of art were used, and likewise a theoretical study on the philosophy of technology. The results presented themes, objectives, subjects and methods that created a representative panorama of the research trends in the area of educational technology and Mathematics Education; this panorama offers possibilities for discussion regarding directions that these researches have followed in the southern region of Brazil.pt_BR
dc.format.extent103 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectProfessores de matematicapt_BR
dc.titleTecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples