dc.contributor.advisor | Pinheiro, Dalessandro de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Vendrame, Rochelle Dal Pont | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T19:00:47Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T19:00:47Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47123 | |
dc.description | Orientador : Prof.º Dalessandro de Oliveira Pinheiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Em tese, compreender mais profundamente os paradoxos presentes na avaliação da aprendizagem, analisar as concepções pedagógicas e entender os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar, baseados em literatura especializada, documentos oficiais, parâmetros e diretrizes para a Educação Básica. O avanço em relação ao tema é o ponto de partida para compreensão e efetivação da qualidade de ensino que queremos. Nas instituições de educação, públicas e privadas, a avaliação da aprendizagem vem ganhando destaque e tornando-se um tema amplamente discutido e abordado, por diversos pontos de vista, exatamente por se tratar do aprimoramento da prática pedagógica e utilização de processos avaliativos mais justos e coerentes. Esta nova concepção de avaliação, articulada ao Projeto Político Pedagógico, assume a função de subsidiar decisões, alavancar mudanças e enfoques a respeito da aprendizagem bem sucedida, tornando-se um processo formativo que venha ao encontro da orientação e estímulo ao conhecimento, que seja construída com e para os educandos, possibilitando seu efetivo desenvolvimento e se tornando ponto importante para a construção da cidadania | pt_BR |
dc.format.extent | 11 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Avaliaçao escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Algumas reflexões sobre a avaliação no contexto educacional | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |