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dc.contributor.advisorCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorGrazzioli, Joelma Aparecida Barrospt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T16:00:18Z
dc.date.available2019-11-18T16:00:18Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47101
dc.descriptionOrientador : Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Tratar da educação dos jovens atualmente é um assunto bastante complexo, pois este não é um assunto de responsabilidade apenas da família ou da escola, temos diversos segmentos e fatores externos que contribuem para uma formação "humana" e integral dos mesmos, assim esta breve pesquisa busca elucidar os pontos nos quais temos mais dificuldade no cotidiano escolar. Citamos situações que costumam se comum no cotidiano das instituições escolares, tais como a violência que reflete e ou ocorre dentro da escola e em suas imediações, a desmotivação tanto do aluno quanto do professor que podem ocorrer por diversas causas internas ou externas à escola, a estrutura familiar e sua relação com a escola, visto que interfere diretamente no resultado do aprendizado aluno, interação professor aluno também é um fator que precisa ser positivo contribuindo com desenvolvimento do processo de aprendizagem, já a indisciplina precisa ser vista cautelosamente, pois geralmente é uma conseqüência e precisa agir individualmente em cada caso visando sanar ou amenizar os fatores que a causam e por último porém não menos importante a eficácia da escola que possivelmente pode ser "avaliada" principalmente por quem está envolvido na realidade escolar, pois a realidade está em constante movimento e é necessário se atentar para que tal atitude não seja meramente classificatória. É importante ressaltar que todos têm responsabilidades enquanto sociedade no que se refere à formação do cidadão, mas a escola tem uma função especial que ultrapassa o ato de ensino aprendizagem, porém necessita da participação de todos os segmentos (família, comunidade, professores, alunos e poder público) para que a educação ocorra de fato e com qualidade. Mesmo se sobrecarregando de inúmeras funções a escola acaba tomando iniciativas que vem a contribuir no aprendizado do aluno, socialização, no dialogo familiar, entre outros, pode se dizer que a escola está mais preparada para realizar tais intervenções e orientações pertinentes às funções de cada membro visando formar um cidadão integro.pt_BR
dc.format.extent[17] p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA educação dos jovens e sua relação com a escolapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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