dc.contributor.advisor | Biasi, Simoni Vilant de | pt_BR |
dc.contributor.author | Skrusinski, Joana Gondim Garcia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T18:51:24Z | |
dc.date.available | 2019-12-13T18:51:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47095 | |
dc.description | Orientador : Simoni Vilant de Biasi Moreira | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta uma discussão sobre os conceitos de metacognição trazendo para o debate a importância desse tema na regulação das aprendizagens tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. Além da discussão conceitual sobre o tema metacognição o artigo apresenta uma pesquisa feita com os alunos para identificar quais as metas e os procedimentos que eles usam para aprender e trabalhar intelectualmente. Para isso foi usado o questionário de metacognição com base no modelo de Mayor (1995), que contém as três estratégias metacognitivas, consciência, controle e autopoise. Identificar como os alunos aprendem e constroem as suas aprendizagens pode ser um dos caminhos para sanar alguns dos problemas que provocam o fracasso escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | [21] p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Metacognição na regulação das aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |