dc.contributor.advisor | Lima, Umberto | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Paula, Silvani Silva de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T22:45:23Z | |
dc.date.available | 2019-05-31T22:45:23Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47088 | |
dc.description | Orientadores : Prof. Ms Umberto Lima, Prof. Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : No Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola a maioria dos alunos é oriunda da agricultura familiar e dessa forma buscam uma formação profissional nesta área, cujo sistema de produção respeita as dinâmicas dos ecossistemas, articulando trabalho, cultura, ciência e tecnologia com respeito ao meio ambiente. No entanto, após e término
do curso estes alunos não retornam às suas propriedades para aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso, provocando o êxodo rural. Deste modo, este projeto tem como objetivo - Compreender a relação entre escola e família no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas no sentido de compreender de forma positiva ou negativa a proposta da pedagogia da alternância A pedagogia da alternância surgiu para não perderem-se os laços familiares, no desejo que acontecesse o retorno deste jovem para a propriedade rural de sua família. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas com os alunos matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Agroecologia, acompanhou-se os professores nas visitas de alternância, nas moradias de alguns dos alunos para pesquisar junto aos pais se havendo retorno de conhecimento adquirido no Colégio ,pelos seus filhos . Espera-se com este estudo possa oferecer elementos para discussão entre a coordenação do curso Técnico em Agroecologia coordenação pedagógica, no intuito de diminuir o êxodo rural. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ecologia agricola | pt_BR |
dc.subject | Lar e escola | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologia | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |