Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Umbertopt_BR
dc.contributor.advisorAlmeida, Antonio Charles Santiagopt_BR
dc.contributor.authorPaula, Silvani Silva dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-31T22:45:23Z
dc.date.available2019-05-31T22:45:23Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47088
dc.descriptionOrientadores : Prof. Ms Umberto Lima, Prof. Antonio Charles Santiagopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola a maioria dos alunos é oriunda da agricultura familiar e dessa forma buscam uma formação profissional nesta área, cujo sistema de produção respeita as dinâmicas dos ecossistemas, articulando trabalho, cultura, ciência e tecnologia com respeito ao meio ambiente. No entanto, após e término do curso estes alunos não retornam às suas propriedades para aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso, provocando o êxodo rural. Deste modo, este projeto tem como objetivo - Compreender a relação entre escola e família no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas no sentido de compreender de forma positiva ou negativa a proposta da pedagogia da alternância A pedagogia da alternância surgiu para não perderem-se os laços familiares, no desejo que acontecesse o retorno deste jovem para a propriedade rural de sua família. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas com os alunos matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Agroecologia, acompanhou-se os professores nas visitas de alternância, nas moradias de alguns dos alunos para pesquisar junto aos pais se havendo retorno de conhecimento adquirido no Colégio ,pelos seus filhos . Espera-se com este estudo possa oferecer elementos para discussão entre a coordenação do curso Técnico em Agroecologia coordenação pedagógica, no intuito de diminuir o êxodo rural.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEcologia agricolapt_BR
dc.subjectLar e escolapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples