Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Dalessandro de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Antonio Edenilson dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-06T12:00:01Z
dc.date.available2019-12-06T12:00:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47081
dc.descriptionOrientador : Dalessandro de Oliveira Pinheiro.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente texto faz uma abordagem sistematizada do processo de Educação Especial e Regular, dando ênfase a Educação Inclusiva em um período histórico, que aponta caminhos divergentes entre estas modalidades educacionais. O trabalho efetiva-se através de pesquisa documental, por meio de artigos, textos e referenciais teóricos que nos possibilitam fazer uma análise sobre o processo de inclusão educacional e suas implicações sobre a realidade profissional do coordenador pedagógico e sua atuação, na proposta de educação inclusiva. Tendo em vista a legislação vigente, leis e normas que regulamentam a Educação Especial e a Educação Inclusiva, muitas dúvidas vão surgindo evidenciadas nas recentes lutas para as melhorias e avanços da educação. Assim podemos indagar sobre a qualidade da educação e as transformações das escolas diante do processo de inclusão. A pesquisa qualitativa visa apontar todos os caminhos, buscando novas concepções, outras possibilidades e diferentes olhares sobre a temática de Inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Na discussão aponta as lutas de movimentos filantrópicos do Paraná; dentre estes a APAE em conjunto a outras instituições afins. Estas, buscam estratégias para a continuidade do atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Neste impasse de ideais e lutas, a inclusão educacional ocorre a passos lentos, exige muito do coordenador pedagógico, para concretizar as políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : This paper makes a systematic approach to Special Education and Regular process, emphasizing inclusive education in a historical period, pointing divergent paths between these educational modalities. What is effective through documentary research work, through articles, texts and theoretical frameworks that enable us to make an analysis on the process of educational inclusion and its implications on the professional reality of pedagogical coordinator and its performance, the proposed inclusive education . Since the current legislation, laws and regulations governing special education and inclusive education, many questions arise evidenced in the recent struggles for improvements and advancements of education in view. So we can ask about the quality of education and the transformation of schools on the inclusion process. Qualitative research aims to point out all the ways, seeking new ideas, other possibilities and different perspectives on the issue of inclusion of people with intellectual disabilities and multiple disabilities. Discussion points in the struggles of philanthropic movements of Paraná; among these APAE together with other similar institutions. These seek strategies for continuing specialized care for people with intellectual disabilities and multiple disabilities. In this impasse of ideals and struggles, educational inclusion occurs at a slow pace, requires a lot of pedagogical coordinator to implement public policies in building a more just and egalitarian society.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.titleEscola especial ou regular : educação inclusiva em debatept_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples