Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Ivonete Crestani dept_BR
dc.contributor.otherSouza, Adriana Teles dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T15:45:21Z
dc.date.available2019-12-11T15:45:21Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47072
dc.descriptionOrientador : Adriana Teles de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa tem como objetivo uma reflexão a respeito da parceria entre o coordenador pedagógico e o professor, analisando como os docentes realizam seu trabalho em sala, suas dificuldades e necessidades e nesse contexto, a atuação do coordenador pedagógico. Tece considerações quanto aos desafios inerentes à escola pública, bem como quanto ao processo de ensino e aprendizagem, levando em conta o perfil do profissional na função da coordenação pedagógica a partir da revisão bibliográfica com base em autores como Vygotsky (1998), Vasconcellos (2002), Saviani (2008) em diálogos com outros autores. Buscou-se ampliar conhecimentos para a prática cotidiana, e evidenciar o papel fundamental da parceria entre o coordenador e o professor como orientador dos planos de ensino, das estratégias, dos recursos metodológicos e da mediação dos conflitos em sala de aula, presentes, na escola. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Maringá, no Estado do Paraná, no ano de 2014. Apresenta reflexões e sinaliza algumas alternativas na gestão da sala de aula, bem como os desafios a serem superados para que a criança tenha um desenvolvimento mais satisfatório no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent23 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectSupervisão escolarpt_BR
dc.subjectPedagogospt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleGestão da sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagogicopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples