dc.contributor.author | Souza, Ivonete Crestani de | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Adriana Teles de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-11T15:45:21Z | |
dc.date.available | 2019-12-11T15:45:21Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47072 | |
dc.description | Orientador : Adriana Teles de Souza | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo uma reflexão a respeito da parceria entre o coordenador pedagógico e o professor, analisando como os docentes realizam seu trabalho em sala, suas dificuldades e necessidades e nesse contexto, a atuação do coordenador pedagógico. Tece considerações quanto aos desafios inerentes à escola pública, bem como quanto ao processo de ensino e aprendizagem, levando em conta o perfil do profissional na função da coordenação pedagógica a partir da revisão bibliográfica com base em autores como Vygotsky (1998), Vasconcellos (2002), Saviani (2008) em diálogos com outros autores. Buscou-se ampliar conhecimentos para a prática cotidiana, e evidenciar o papel fundamental da parceria entre o coordenador e o professor como orientador dos planos de ensino, das estratégias, dos recursos metodológicos e da mediação dos conflitos em sala de aula, presentes, na escola. O estudo foi realizado em um Centro Municipal de Educação Infantil da Cidade de Maringá, no Estado do Paraná, no ano de 2014. Apresenta reflexões e sinaliza algumas alternativas na gestão da sala de aula, bem como os desafios a serem superados para que a criança tenha um desenvolvimento mais satisfatório no processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Supervisão escolar | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.title | Gestão da sala de aula e a parceria entre professor e coordenador pedagogico | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |