dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Budziak, Andresa Barauce | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-12T18:50:42Z | |
dc.date.available | 2019-12-12T18:50:42Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47069 | |
dc.description | Orientador : Antônio Charles Santiago Almeida. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Atualmente as instituições de ensino encontram-se preocupadas com o fracasso escolar, erroneamente muitos educadores acabam atribuindo a indisciplina dos alunos em sala de aula como uma das principais causas para o baixo desempenho escolar. Assim, faz-se necessário refletir a problemática juntamente com as relações família-escola e professor-aluno; e construir reflexões por meio de apontamentos teóricos das possíveis causas de tal fenômeno. Por meio deste estudo bibliográfico, através das obras de Freire (1996), Libâneo (1994) e Cury (1998) entre outros, procura-se desmistificar os pré-conceitos existentes sobre o fenômeno, refletir sobre os problemas escolares da atualidade, verificar conceitos teóricos e propor alternativas em prol do fortalecimento das relações estabelecidas entre o sujeito e os
obstáculos do processo ensino-aprendizagem. O comportamento indisciplinado não envolve somente problemas sociais e conflitos familiares, mas aspectos desenvolvidos na relação professor-aluno cotidianamente. Assim, o contexto escolar precisa possibilitar um ambiente educativo inovador que motive a construção do conhecimento por meio da valorização individual, desenvolvimento da criatividade, curiosidade e respeito mútuo. | pt_BR |
dc.format.extent | [10] p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.title | Indisciplina em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |