dc.contributor.author | Oliveira, Glaucia Gomes de | pt_BR |
dc.contributor.other | Ceccatto, Andréa de Paula, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T16:32:14Z | |
dc.date.available | 2019-11-18T16:32:14Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47055 | |
dc.description | Orientadora : Andréa Ceccato | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O Ensino Médio noturno tem a sua trajetória marcada pela dicotomia entre ofertar o ensino propedêutico para as elites e o ensino profissionalizante para os trabalhadores. Ao analisar as principais reformas aplicadas à educação, percebe-se que o ensino secundário sempre esteve subordinado ao que o empresariado esperava dele, ou seja, à educação tem servido para a manutenção da sociedade capitalista. E isto tem reflexos até os dias de hoje, no qual esta etapa de ensino perdeu sua identidade e acaba privilegiando apenas uma pequena parcela da população que continuará os estudos em nível superior, enquanto muitos jovens desistem de frequentar a escola por não perceberem a sua relevância e também por não se sentirem incluídos no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, é preciso rever as práticas curriculares adotadas pela escola, para que o Ensino Médio tenha sentido para os jovens e estes permaneçam estudando, ao mesmo tempo em que se apropriam dos conhecimentos historicamente acumulados, tendo autonomia intelectual e capacidade de exercer plenamente a cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de escolas noturnas | pt_BR |
dc.title | A evasão no ensino médio noturno : repensando as práticas curriculares | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |