• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Coordenação Pedagógica
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O papel do coordenador pedagógico no planejamento de cantos de atividades diversificadas para maternal III

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - ANA BEATRIZ SOUZA CERQUEIRA.pdf (263.3Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Cerqueira, Ana Beatriz Souza
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esse estudo tem como objetivo principal fazer alguns apontamentos em relação ao papel do coordenador pedagógico de um CMEI no município de Curitiba, visando melhorias nos planos de ensino docente e que estes contemplem os Cantos de Atividades Diversificadas - CADs como forma de promover o desenvolvimento integral das crianças pequenas. O papel do coordenador pedagógico nesse processo é fundamental, pois auxilia a equipe de professores a organizar os planos de ensino pautado nas necessidades das crianças e na garantia de um aprendizado satisfatório. A problemática levantada no inicio da pesquisa era em relação à reorganização dos CADs que necessitavam de reestruturação das intenções com as atividades que ocorriam nesse espaço, bem como de repensar nos materiais disponibilizados as crianças nesses cantos. Sendo assim foram realizadas ações internas entre os envolvidos: coordenador pedagógico, professor e educadores a fim de redirecionar atividades significativas. A metodologia utilizada estava embasada na tematização da prática que tem como foco a observação da prática diária junto as crianças, nos momentos disponibilizados para interação com as brincadeiras e brinquedos em cada CADs, essa observação tinha como instrumento a filmagem e fichas com intenções de trabalho pedagógico para cada canto. Sendo que após os dados coletados, foi realizado momentos de reflexão com os professores nas horas atividades a fim de replanejar as ações futuras. Essas ações tiveram resultados positivos em relação aos objetivos iniciais traçados nessa pesquisa, levando os envolvidos a readequar as práticas conforme necessidades e interesses surgidos na turma de maternal III.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47043
    Collections
    • Coordenação Pedagógica [455]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV