dc.contributor.advisor | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Alice Américo da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T13:40:32Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T13:40:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47040 | |
dc.description | Orientador : Antonio Charles Santiago Almeida. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo trás em seu bojo a função do Coordenador Pedagógico (Pedagogo) como aquele que organiza, planeja e acompanha o processo pedagógico da escola. O principal objetivo é que o educando tenha o direito a entrar na escola e aprender o que é ensinado. Para re-significar o ensino, contamos com as Semanas Pedagógicas de 2013 e parte dos debates de 2014, onde foi destacada a deficiência intelectual e a obrigatoriedade de se fazer adaptação curricular. O Currículo na Escola compreendendo a própria organização escolar, plano de ação da direção e o que visa o sujeito da escola pública, a prática pedagógica e a documentação necessária a ser reconstruída, construída e avaliada. Nesse sentido temos: PPP – Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular, PTD – Plano de Trabalho Docente, convergindo para uma educação democrática, de inclusão, a favor das classes populares. Procurando adequar para que todos alcancem o aprendizado, nunca para resolver somente o IDEB da escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Escolas publicas | pt_BR |
dc.title | O perfil do coordenador pedagógico : uma reflexão sobre os desafios da escola contemporânea | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |