Evasão escolar na educação de jovens e adultos
Resumo
Resumo : Este artigo de conclusão de curso está focado nos fatores do processo de ensino e aprendizagem que contribuem para a diminuição dos índices da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos. A fundamentação teórica sobre o tema proporciona conhecimentos sobre a construção da história da EJA, perfil dos seus educandos, bem como as bases necessárias do processo de ensino e aprendizagem desta modalidade de estudos na atualidade norteadas nas Diretrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos do Estado do Paraná e outros autores. A pesquisa aplicada desenvolvida com professores que atuam no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, Newton Guimarães – EFM e também com alunos que estudam no mesmo demonstra os principais fatores que podem influenciar na diminuição da evasão escolar na EJA. Por fim, a conclusão deste trabalho esclarece que escola da EJA e seus educadores devem ter em mente o educando como objetivo maior, (re) pensar sua prática pedagógica constantemente e adequarse as necessidades de horário de atendimento, tornando o processo educativo adequado, prazeroso e qualitativo garantindo assim a permanência de seus educandos.
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- Coordenação Pedagógica [455]