dc.contributor.author | Ramos, Fabiana Ribeiro da Silva | pt_BR |
dc.contributor.other | Soczek, Marcia Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-07T13:01:00Z | |
dc.date.available | 2020-01-07T13:01:00Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47000 | |
dc.description | Orientadora : Márcia Soczek | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre o currículo proposto para o ensino médio das escolas públicas e a identidade e expectativas dos estudantes deste nível de ensino. A motivação desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da educação têm apontado para o desinteresse dos jovens do ensino médio pela escola, mais especificamente pelo currículo e a relação com os estudantes, seus saberes e experiências. Outro ponto a destacar está na obrigatoriedade, após emenda constitucional 59/09, que amplia a obrigatoriedade da educação as crianças e adolescentes dos 04 aos 17 anos. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre o currículo e as relações estabelecidas entre indisciplina e desinteresse dos jovens pelo estudo, a identidade e as expectativas dos estudantes desse nível de ensino e os caminhos possíveis para aproximação destes jovens ao Ensino Médio, por meio de um currículo que socialize o conhecimento historicamente acumulado e valorize a identidade e pluralidade cultural com vistas a transformar a sua realidade social. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o currículo do ensino médio frente às necessidades e expectativas do jovem na sociedade e na escola. Possibilitando uma educação transformadora e significativa para os jovens do ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 21 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Os jovens do ensino médio e o currículo ofertado nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |