dc.contributor.advisor | Taques, Mariana Fonseca | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramos, Elizangela Kempfer | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-06T11:51:02Z | |
dc.date.available | 2019-12-06T11:51:02Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46997 | |
dc.description | Orientador : Prof. Ms. Mariana F. Taques | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este trabalho busca apresentar a proposta do Estado do Paraná através da Secretaria da Educação de diminuir os índices de evasão e reprovação do Ensino Médio através da elaboração e desenvolvimento do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais (EMBDS). Busca-se, neste artigo, analisar a criação do Ensino Médio por Blocos de Disciplinas Semestrais através da legislação vigente evidenciando a preocupação do Governo em desenvolver uma educação de qualidade para os jovens e adultos dessa modalidade de ensino. Apresenta dados coletados no Colégio Estadual Carlos Gomes – EFM, o qual fez a opção pelo EMBDS desde 2009. O Estudo tem como objetivo compreender as vantagens e/ou desvantagens do EMBDS, através da compreensão do seu funcionamento e dos resultados do questionário aplicado aos membros da comunidade escolar do colégio acima citado. Ainda, busca identificar os limites e as perspectivas desse modelo de ensino para a realidade do Colégio Estadual Carlos Gomes – EFM da cidade de Pato Branco. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Ensino médio por blocos de disciplinas semestrais no Colégio Estadual Carlos Gomes - EFM : limites e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |