dc.contributor.author | Silva, Valesca Adriana da | pt_BR |
dc.contributor.other | Ferreira, Adriane Carneiro | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T22:32:22Z | |
dc.date.available | 2019-05-30T22:32:22Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46984 | |
dc.description | Orientadora : Profa. Mestre Adriana Ferreira Carneiro | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O espaço escolar é um local repleto de demandas que exigem ações provenientes de um trabalho baseado na reflexão e na busca da coletividade para que se atinjam os objetivos da escola. Esse trabalho coletivo conta com a participação de professores, direção, funcionários e do professor pedagogo, profissional com funções específicas as quais justificam a sua presença no espaço escolar. Todas as escolas da rede estadual paranaense de educação contam com a atuação do pedagogo e tal função gera diferentes opiniões sobre a relevância de seu trabalho e angústias por parte dos pedagogos que, inseridos em tarefas diárias, acabam sendo afastados de suas reais atribuições. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise teórica a respeito do trabalho do pedagogo e de pesquisa empírica, tendo como objetivo investigar como os professores de um colégio estadual, situado no município de Apucarana, visualizam o trabalho do pedagogo na própria instituição. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Pedagogos | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | O trabalho do pedagogo escolar pela ótica dos professores : uma investigação preliminar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |