A visão dos alunos do curso de formação de docentes diante do processo avaliativo
Resumo
Resumo : A presente pesquisa considera que a avaliação escolar pode colaborar para melhorar a aprendizagem do aluno, e consequentemente contribuir para a qualidade da educação, procurou-se nessa pesquisa saber como os alunos do 3º ano do curso de Formação de Docentes, entendem esse processo, já que em pouco tempo estarão nas escolas de educação infantil e ensino fundamental I, reproduzindo o que aprenderam durante o curso. A pesquisa foi realizada com os alunos do 3º ano do curso de formação docente, do município de Ibaiti através de questionário com perguntas abertas para o relato de suas opiniões sobre a temática. Na análise da pesquisa observou-se que o conhecimento que os alunos apresentam em relação ao tema é bastante conservador voltado para a avaliação na perspectiva classificatória e excludente e não a diagnóstica e formativa que são aquelas mais indicadas para avaliação da aprendizagem. Portanto, se os alunos têm esta visão sobre o processo avaliativo é porque o trabalho desenvolvido no curso de formação de Docentes da escola pode estar direcionado para este entendimento.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]