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dc.contributor.authorSantos, Vanessa Carla dospt_BR
dc.contributor.otherHammerschmitt, Idapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-30T22:10:32Z
dc.date.available2019-05-30T22:10:32Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46970
dc.descriptionOrientadora : Ida Hammerschmittpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A avaliação é um dos espelhos mais fiéis da sociedade à qual o sistema educacional está servindo. Através da avaliação verifica-se, o mais exatamente possível, se a escola está passando eficientemente para as novas gerações, os valores e prioridades que regem a vida em sociedade. Na escola, a avaliação é o espaço pedagógico específico entre "o que é" e "o que deve ser". As concepções da Avaliação Educacional e seus consequentes modelos metodológicos são adequados ao ideal de eficiência da escola em adaptar o indivíduo à vida. As atividades e disciplinas selecionadas para entrarem na composição curricular, inclusive os tópicos escolhidos dentro de cada disciplina, correspondem sem dúvida a uma ordem de prioridade vigente na sociedade na sociedade mais ampla, onde a escola se insere. No entanto, "avaliar é tarefa complexa, especialmente quando o objetivo é a aprendizagem humana" (AMARAL, 1971 apud VASCONCELOS,1992). Nessa direção pretende-se objetiva-se refletir sobre indagações a respeito das avaliações nos anos iniciais, com foco nos processos de avaliação do 1º ano do Ensino Fundamental, voltado ao ensino e ao aprendizado de Matemática. Na escola, a avaliação, determina a competência do aluno no desenvolvimento de seus trabalhos, durante um período determinado de tempo. Analisa-se neste estudo, que no ensino fundamental, a aprendizagem algumas vezes não é avaliada e sim examinada, e estes exames, em muitas escolas, seguem sendo feitos com instrumentos tradicionais. Para uma melhora no processo de avaliação de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, neste estudo, à luz de autores como: Perrenoud (1999), Àriés (1986), Vasconcellos (1992), Esteban (2003) entre outros, estabelecem-se reflexões sobre métodos avaliativos mais dinâmicos, subsidiando o professor e o aluno no reconhecimento de seus avanços nos processo avaliativos. Uma avaliação contínua, que antecede, acompanha e sucede o trabalho pedagógico.pt_BR
dc.format.extent[28 p.] : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscolas publicaspt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA avaliação em matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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