dc.contributor.author | Tezin, Vanessa | pt_BR |
dc.contributor.other | Biasi, Simoni Vilant de | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-04-28T18:40:32Z | |
dc.date.available | 2021-04-28T18:40:32Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46968 | |
dc.description | Orientadora : Simoni Vilant de Biasi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que buscou analisar a participação da família na educação escolar, na qual se indagou se essa determina o desempenho escolar dos alunos. Foi aplicado um questionário aos familiares de dois grupos de alunos a fim de correlacionar a participação da família com as notas obtidas no SAEP (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná no ano de 2013). Argumentando teoricamente sobre a importância da interação entre essas instituições constatando que a participação dos pais interfere significativamente no rendimento escolar dos alunos, a pesquisa evidenciou que as famílias dos alunos que apresentam os melhores desempenhos participam mais da vida escolar de seus filhos. A interação entre essas instituições é apontada como um desafio, no entanto, este estudo apresenta algumas possibilidades, visando garantir aos alunos um melhor desempenho escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 19 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Rendimento escolar | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A família como fator determinante no desempenho escolar dos alunos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |