Adaptação e flexibilização do currículo escolar para alunos com necessidades educativas especiais : deficiência intelectual
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo estudar a flexibilização e adaptação curricular para o aluno com deficiência intelectual baseando-se nas legislações vigentes da adaptação curricular que é amparada pela Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial (2001). E fazer um estudo sobre adaptação curricular para o aluno com deficiência intelectual observando o não empobrecimento da aprendizagem deste alunado é um desafio e consequentemente uma das formas de garantir a aprendizagem de qualidade, ou seja, com avaliação adequada, respeitando o ritmo e as diferentes formas de aprender. O estudo sobre a adaptação e flexibilização escolar foi realizado em uma escola municipal e abrangeu os aspectos teórico, empírico e o de análise. Coletaram-se dados de cinco alunos inclusos no ensino Regular e foram realizadas entrevistas com as professoras a fim de obter informações sobre qual adaptação é realizada, de acordo com o que foi oportunizado a ele pelo professor especializado e também pelo parecer psicológico do aluno.
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- Coordenação Pedagógica [455]