dc.contributor.advisor | Lima, Humberto Rodrigues de | pt_BR |
dc.contributor.author | Jesus, Adriane Aparecida Carneiro de | pt_BR |
dc.contributor.other | Almeida, Antonio Charles Santiago | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T19:52:29Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T19:52:29Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46955 | |
dc.description | Orientador : Humberto Rodrigues de Lima. | pt_BR |
dc.description | Coorientador : Antonio Charles Santiago. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Este artigo apresenta de modo sintetizado como a inclusão foi concebida no decorrer da história, alguns movimentos e aspectos legais que amparam esse importante movimento em prol do acesso e participação das pessoas com deficiência no ensino. Pretende-se analisar a concepção de um grupo de docentes e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Castro/Pr a respeito da inclusão do aluno com deficiência intelectual. Nota-se que as questões relatadas pelos envolvidos são semelhantes a de muitos professores do nosso país: dificuldade para atender de maneira individualizada o aluno, recursos físicos, formação continuada, apoio dos pais, dentre outros. Paralelamente às opiniões dos professores e coordenadores procurou-se citar o ponto de vista de especialistas sobre a temática, considerando sempre que é de fundamental importância que os alunos com deficiência tenham, além do acesso à escola, a oportunidade de aprender, que a escola repense sua prática, seu currículo, tornando-o possível e alcançável aos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 26 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Incapacidade intelectual | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Alunos com deficiência intelectual no ensino regular : avanços e retrocessos | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |