O papel do pedagogo na mediação da avaliação no contexto escolar
Resumo
Resumo : Este artigo propõe uma reflexão para identificar as competências que o coordenador pedagógico necessita para orientar e analisar os resultados das avaliações que os professores utilizam com os alunos do Ensino Fundamental. Nesse sentido o objetivo deste é analisar as práticas avaliativas diagnosticando os possíveis problemas encontrados pelos alunos. No decorrer do trabalho foi possível identificar as competências que o coordenador pedagógico necessita para orientar e analisar os processos avaliativos com os alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, utilizou-se como coleta de dados a realização de uma entrevista semiestruturada para os docentes participantes da pesquisa, bem como de um questionário aplicado aos estudantes participantes da pesquisa Os dados obtidos na pesquisa por meio dos instrumentos utilizados foram analisados de acordo com a análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). A pesquisa demonstra que a temática avaliação necessita de um maior aprofundamento como algo construído dia após dia, a fim de consolidar a aprendizagem pautada nos princípios da educação de qualidade.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]