dc.contributor.advisor | Prado, Karin Braun | pt_BR |
dc.contributor.author | Pereira Júnior, Wolney Rogério | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-01-03T15:29:28Z | |
dc.date.available | 2018-01-03T15:29:28Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/46950 | |
dc.description | Orientador : Karin Braun Prado. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O processo ensino-aprendizagem requer metodologias didáticas que contribuam de fato no processo pedagógico. Nesse contexto, este trabalho propõe mostrar as dificuldades encontradas na difícil tarefa de oportunizar, por parte do professor, um processo educativo de qualidade para o ensino de conceitos sobre Genética no ensino fundamental. Além disso, esse trabalho objetiva demonstrar que o uso de jogos lúdicos pode ser uma ferramenta de grande auxílio na prática pedagógica, em particular no ensino de conceitos de genética, retirando do Livro didático a função de único recurso pedagógico, como usualmente é empregado em uma escola pública estadual do município de Curitiba-Paraná. Para tanto foi realizado uma ampla revisão bibliográfica sobre o processo de construção do saber na escola e de como o estudo de Ciências é realizado, empregando-se o livro didático como ferramenta exclusiva no processo de aprendizagem. Com base na experiência pessoal de sala de aula foi abordado o uso de jogos lúdicos como um elemento auxiliador do conhecimento em Genética na escola e seu resultado foi confrontado com o ensino de genética com o uso excluivo de livro didático. Observou-se que, a princípio, jogos lúdicos como bingo, jogo da memória e dominó após serem adaptados para uso com conteúdos em genética, podem e devem ser considerados elementos auxiliadores do processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. : il., grafs. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Genetica | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Didatica | pt_BR |
dc.title | A influência de atividades lúdicas no ensino de genética | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |